Decisões no futsal fecham os Jogos Escolares em Apucarana

Com as finais do futsal masculino “A” e “B” e feminino “A”, foi fechada nesta sexta-feira (29/04) com chave de ouro no Ginásio de Esportes José Antônio Basso (Lagoão), em Apucarana, a fase municipal dos 68º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), competição que por uma semana reuniu alunos/atletas de 19 estabelecimentos de ensino da cidade.

Na primeira final do dia, pelo naipe feminino “A”, Mater Dei e São José empataram por dois gols no tempo normal, com o primeiro time vencendo na decisão por pênaltis. Em seguida num jogo emocionante aconteceu a disputa do título no masculino “B”, com o Platão derrotando o Mater Dei pelo placar apertado de 5 a 4. Já na partida que fechou a fase municipal dos JEP´s pela final da categoria masculino “A”, Mater Dei e Polivalente ficaram no empate por 3 gols no tempo normal. Nos pênaltis, o Mater Dei foi campeão e fez a festa no Lagoão.

Na sequência ocorreu a solenidade de premiação com a presença do prefeito Junior da Femac, do vice-prefeito Paulo Vital, da vereadora Jossuela Pirelli, dos vereadores Luciano Molina, Luciano Facchiano e Moisés Tavares, do superintendente da Secretaria Municipal de Esportes Tom Barros, que representou o professor José Marcelino da Silva, o Grillo; Alécio Colombo, técnico pedagógico do Núcleo Regional de Educação (NRE), representando o chefe do órgão, Vladimir Barbosa da Silva; secretários municipais, diretores e professores dos colégios inscritos na competição e demais autoridades.

O prefeito Junior da Femac enalteceu a realização dos jogos e destacou a parte disciplinar do evento. “Nenhuma briga nos jogos, isso mostra a maturidade dos atletas, demonstra o respeito pelo esporte e é isso que nós queremos em Apucarana. O Beto (Preto) retomou o esporte e eu tenho a honra de dar continuidade junto com essa equipe maravilhosa”, destaca o prefeito Junior da Femac, mencionando o atual secretário de esportes, professor Grillo, o superintendente da pasta, Tom Barros, e lembrando outros secretários de esportes desde a primeira gestão do prefeito Beto Preto como o professor Paulo Kisner e as professoras Dione Gaspar e Jossuela Pirelli.

O prefeito Junior da Femac mandou um grande abraço a todos os diretores e aos professores de educação física. “Aqui é o resultado de trabalho deles, os campeões estão aí, mas todos são vencedores por terem disputado os jogos com alto nível técnico e tenho certeza que as equipes que foram classificadas para representar Apucarana na fase regional vão dar trabalho aos adversários em todas as modalidades, tanto na categoria B quanto na A. Tenho certeza ainda que fizemos um Jogos Escolares históricos nessa retomada pós pandemia”, conclui o prefeito.

O professor Tom Barros disse que foi uma bonita festa no Lagoão. “Graças a Deus depois de dois anos com os jogos parados, nós estamos voltando com as escolas, com os alunos retornando as competições. Foi tudo dentro do esperado com a presença de 994 atletas das 19 instituições. Com isso a gente mostra que Apucarana é a capital do esporte no Paraná”, frisa Barros.

O professor Alécio Colombo, do NRE, estava feliz após o encerramento dos JEP´s em sua fase municipal. “É maravilhoso depois de dois anos a gente poder retornar com os Jogos Escolares. Agora já é pensar na fase regional e o Núcleo de Educação tem se empenhado bastante para realizar um grande evento em Kaloré e Marumbi no final de maio”, cita Colombo.

Também pela manhã no Lagoão aconteceram as disputas de terceiros lugares no futsal pelas categorias “A” e “B” (masculino) e “B” (feminino).

No feminino “A”, o Colégio Polivalente ganhou a medalha de bronze ao vencer o Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira por 3 a 0.  No masculino “B”, o Colégio Padre José Canale foi o terceiro colocado ao bater o Colégio Evolução por 5 a 1, enquanto no masculino “A”, o Colégio Izidoro Luiz Cerávolo obteve a terceira posição ao derrotar o Colégio São José por 5 a 2.

Durante uma semana os jogos envolveram mais de mil pessoas, entre atletas/alunos, professores, organização e arbitragem.

Os campeões de cada modalidade carimbaram o passaporte para a fase regional dos JEP`s, que será disputada de 26 a 31 de maio nas cidades de Marumbi e Kaloré.

Participaram da competição os colégios Antônio dos Três Reis de Oliveira, Carlos Massareto, Heitor Furtado, Izidoro Luiz Cerávolo, Padre José Canale, Padre José de Anchieta, Coronel Luiz José dos Santos, Agrícola Manoel Ribas, Nilo Cairo, Osmar Guaracy Freire, Polivalente, São Bartolomeu, Tadashi Enomoto, Vale do Saber, Evolução, Platão, Mater Dei, São José e Nossa Senhora da Glória.

A competição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e Núcleo Regional de Educação (NRE) e a realização da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

MELHORES COLOCADOS DOS JOGOS

Basquetebol masculino A

1º) Colégio Platão

2º) Colégio São José

3º) Colégio Izidoro Luiz Cerávolo

Basquetebol feminino B

1º) Colégio Platão

2º) Colégio São José

Futsal masculino A

1º) Mater Dei

2º) Polivalente

3º) Cerávolo

Futsal masculino B

1º) Platão

2º) Mater Dei

3º) Padre José Canale

Futsal feminino A

1º) Mater Dei

2º) São José

3º) Polivalente

Futsal feminino B

1º) Mater Dei

2º) Coronel Luiz José dos Santos

3º) São José

Handebol masculino A

1º) Colégio São José

2º) Colégio Izidoro Luiz Cerávolo

3º) Colégio Padre José de Anchieta

Voleibol masculino A

1º) Colégio São José

2º) Colégio Nossa Senhora da Glória

3º) Colégio Polivalente

Voleibol feminino A

1º) Nossa Senhora da Glória

2º) São José

3º) Vale do Saber

Voleibol Feminino B

1º) Colégio São José

2º) Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira

3º) Colégio Mater Dei

Mais 52 jovens concluem curso de informática e design gráfico

Mais uma turma de jovens apucaranenses recebeu nesta sexta-feira, seus certificados de conclusão dos cursos de Informática e Novas Tecnologias. São 52 estudantes, que concluíram 120 horas de carga horária. Os cursos focaram essencialmente na necessidade atual de conhecimento de informática com Windows e Linux, além de design gráfico vetorial, que tem sido muito requisitado no mercado de trabalho de Apucarana.

O vice-prefeito Paulo Vital, representou o prefeito Junior da Femac na formatura de mais um grupo de jovens. “É com muita alegria que participamos mais uma vez de uma solenidade de conclusão de cursos profissionalizantes. Nossa gestão prioriza investimentos na educação e também na qualificação de jovens e trabalhadores em geral”, discursou Vital.

Especificamente em relação à área de formação deste novo grupo, Paulo Vital frisou que as inovações tecnológicas tomaram conta do mercado. “Não existe outro caminho, o mundo digital está aí e quem não se atualizar corre o risco de ficar fora do mercado de trabalho”, alertou o vice-prefeito, acrescentando que muitas oportunidades de cursos estão sendo ofertadas.

O gerente executivo do Serviço Social do Comércio (SESC), Ronaldo Romani Ficagno, disse que, felizmente, hoje a Prefeitura de Apucarana tem essa visão da importância da qualificação profissional, para viabilizar aos jovens sua inserção no mercado de trabalho.

“Nós do Sesc trabalhamos com muitas mãos para oferecer o melhor a esses jovens, incluindo noções essenciais de Hardware e Software, sistema operacional Windows, gerenciamento de arquivos e pastas, elaboração e edição de documentos de textos com Word e writer, planilhas eletrônicas com o Excel, introdução ao desenho vetorial, manipulação de formas, cores e objetos e criação de projetos gráficos”, informou Ronaldo Romani Ficagno.

A formanda Estefani de Oliveira Boneto, 17 anos, disse que priorizou o aprendizado em design gráfico. “Conclui o colegial e já fui aprovada para o curso de Artes visuais na Universidade Estadual de Londrina (noturno) e agora busco uma vaga no mercado de trabalho local”, disse Estefani.

O evento no auditório do Sesc, teve a presença do secretário de indústria, comércio e trabalho, Edson Estrope; o superintende da pasta, Adan Lenharo; o diretor da Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas; o coordenador Dorival Miguel da Silva; e o gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiróz.

Prefeitura e Sindispa negociam pautas pró-funcionalismo

O servidor público municipal que for aprovado em novo concurso para a mesma função não precisará mais passar por estágio probatório em Apucarana. Já o abono salarial de R$100, hoje concedido mensalmente aos cargos de serviços gerais, operário, servente de obras e vigia, será estendido a todos os servidores de nível alfabetizado e ensino fundamental envolvidos em trabalho braçal.

As duas demandas pró-funcionalismo integram uma lista de reivindicações apresentadas nesta sexta-feira (29/04) pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana (Sindispa) e receberam sinalização positiva por parte do prefeito Júnior da Femac. No caso do estágio probatório, um exemplo utilizado foi o cargo de professor.

“Vejamos o caso de um professor hoje concursado para 20 horas semanais, que já cumpriu o seu estágio probatório e que agora é aprovado em novo concurso de professor para mais 20 horas. Não tem sentido ele passar novamente pela avaliação uma vez que trata-se da mesma função já desempenhada”, concordou o prefeito Júnior da Femac. Situação diferente, complementa, “é o caso de um servidor efetivo na área administrativa que eventualmente venha se graduar em medicina, por exemplo, e é aprovado em concurso público para o cargo de médico. É outra habilidade, outra função, sendo necessário o cumprimento do estágio legal”, contextualiza.

Com relação à extensão do abono para todas as categorias de servidores braçais, o prefeito Júnior da Femac afirmou que a proposta será analisada no âmbito do orçamento e, uma vez possível, será encaminhada para a câmara municipal. “Este abono, que hoje já atende a algumas categorias e que foi instituído para contribuir na reposição da inflação da alimentação, é uma importante ajuda que vem garantindo a segurança alimentar destes servidores e família, uma vez que com o recurso extra podem adquirir mais alimento”, frisou o prefeito, solicitando de imediato um estudo à Secretaria da Gestão Pública, através da Superintendência de Recursos Humanos.

A presidente do Sindispa, professora Tarcília de Brito, disse que mais uma vez a equipe diretiva sai satisfeita. “O prefeito Júnior da Femac tem mostrado sempre sensibilidade com as causas do funcionalismo municipal e nesta oportunidade não foi diferente”, pontuou a sindicalista. Ela relata que outras demandas foram apresentadas ao prefeito. “Assim como estas duas reivindicações principais, envolvendo o estágio probatório para um segundo concurso de mesma função e a extensão do abono, ele também se comprometeu a analisar e atender a todas dentro das possibilidades legais e estruturais da administração”, disse.

O prefeito Júnior da Femac frisa que além de estar diariamente com as portas abertas para o sindicato, mantém uma agenda fixa mensal onde é debatido todo o contexto que envolve funcionalismo. “Nesta oportunidade nos debruçamos sobre essas duas reivindicações em especial. As demandas serão encaminhadas para análise jurídica e orçamentária. Tendo um parecer positivo, vamos encaminhar para apreciação dos vereadores”, conclui o prefeito.

Dia D da Vacinação Contra Gripe será realizado em 26 UBSs neste sábado

Neste sábado, no Dia D da Vacinação Contra a Gripe, Apucarana vai atender em 26 Unidades Básica de Saúde (veja quadro abaixo), entre 8h30 as 16h30. A oportunidade de se proteger contra os vírus da influenza no final de semana também será estendida para o domingo.

“Neste domingo não teremos vacina contra a Covid no Complexo Esportivo Lagoão. Toda estrutura que a saúde mantém no local, seja pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio, será disponibilizada para vacinar nossa população contra a gripe, no horário de 8h30 as 13h30”, informa o prefeito Junior da Femac.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, observa que esta primeira etapa da vacinação contra gripe é destinada a pessoas com idade acima de 60 anos, profissionais de saúde, e crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

“A vacina é importante para todos esses públicos, mas fazemos um apelo especial para os pais levarem seus filhos. Nos ajudem neste momento delicado da saúde das crianças, com a ocorrência de grande número de casos de doenças respiratórias, sendo que muitos deles estão evoluindo para um quadro grave de pneumonia”,  alerta Junior da Femac.

Emídio Bachiega destaca que a vacinação ajuda a diminuir a circulação dos vírus que causam a gripe. “É uma proteção individual e coletiva”, afirma o secretário. No momento da vacinação é necessário apresentar o CPF ou cartão do SUS, a certidão de nascimento, no caso das crianças, e a carteirinha de vacinação.

Relação das 26 Unidades Básicas de Saúde que estão vacinando contra a gripe:

UBS MYIOJI KOGURE (JARDIM ACLIMAÇÃO)
UBS – DR ANTONIO SACHELLI (JARDIM COLONIAL)
UBS EMÍLIA CRETUCHI (PARQUE BELA VISTA)
UBS PADRE DOMINIQUE (CAIXA SÃO PEDRO)
UBS MARIO VERUSSA (DISTRITO DE CORREIA DE FREITAS)
UBS EROS PACHECO (NÚCLEO AFONSO CAMARGO)
UBS ELAYNE MAZUR (JARDIM INTERLAGOS)
UBS EUNICE PENHARBEL (RESIDENCIAL SUMATRA)
UBS BOLIVAR PAVÃO (JARDIM AMÉRICA)
UBS – ANA MARIA PEPATO (JARDIM TRABALHISTA)
UBS – JOAQUIM TRIZOTTI (NÚCLEO ADRIANO CORREA)
UBS – LEOPOLDO HARTWIG JR. (VILA NOVA)
UBS MARIA DO CAFÉ (JARDIM PONTA GROSSA)
UBS MERCEDES SILVA MORENO (VILA REGINA)
UBS ORESTE G. MARQUITO (JARDIM MARISSOL)
UBS OSVALDO DAMIN (JABOTI)
UBS MOACIR S. MASCARO (NÚCELO PARIGOT DE SOUZA)
UBS PEDRO BARRETO (DISTRITO VILA REIS)
UBS RODRIGO TRAMONTIN YOSHII (VILA APUCARANINHA)
UBS RAUL CASTILHO (NUCLEO JOÃO PAULO)
UBS ROMEU MILANI (Rua Osvaldo Cruz- Centro)
UBS TAKAITI MIYADI (NÚCLEO DOM ROMEU)
UBS VALDECIR DE PAULA (JARDIM DAS FLORES)
UBS WALTER LAZARINI (DISTRITO DE PIRAPÓ)
UBS BENEDITO CLÁUDIO “PINGA FOGO” DE OLIVEIRA (RESIDENCIAL SOLO SAGRADO)
UBS JULIA RENCZKOWSKI (NÚCLEO HABITACIONAL MARCOS FREIRE)

 

“Solo Sagrado” vai receber primeira edição do Programa Feira Verde

O Residencial Solo Sagrado, na região Norte de Apucarana, foi escolhido para o lançamento do Programa Feira Verde. O evento está agendado para o dia 12 de maio, entre as 9 e 11 horas. A segunda edição também já está confirmada, será no dia 17 de maio, nos mesmos horários, junto ao Núcleo Habitacional Adriano Correia.

Regulamentado pelo Decreto Municipal nº 650/2021, o programa municipal estabelece que a cada quatro quilos de material reciclável a pessoa tem direito a receber um quilo de hortifrutigranjeiros. Pelas regras da iniciativa, poderão ser trocados somente três tipos de materiais: papel, plástico e papelão.

“Trata-se de um programa fantástico sugerido pelo vereador Rodrigo Liévore a partir de uma experiência que ele conheceu na cidade de Ponta Grossa e encampado prontamente por nossa administração. Uma ação onde todos ganham e que gera um retorno muito positivo ao meio ambiente, à saúde da população, às famílias rurais, ao poder público e à cooperativa de reciclagem, para onde iremos encaminhar os materiais angariados junto ao programa”, detalhou o prefeito Júnior da Femac. Ele explica que nos pontos de troca só serão recebidos papel, plástico e papelão. “Metais, vidros, pneus, tecidos, madeira, móveis usados, eletrodomésticos e eletroeletrônicos não integram o programa”, alerta o prefeito.

Os detalhes operacionais das duas primeiras edições do programa foram definidos nesta semana em conjunto com técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e com vereador Rodrigo Liévore, mentor da iniciativa. “Nesta primeira fase do programa 58 toneladas de produtos rurais já foram adquiridas pela prefeitura junto a pequenos produtores rurais, em um investimento na ordem de R$440 mil em recursos próprios”, revela o prefeito, reforçando os vieses que norteiam o programa.

“O Feira Verde promove a sustentabilidade ambiental, através do incentivo da cultura coletiva da reciclagem, promove a segurança alimentar e nutricional tornando mais acessível e incentivando hábitos de alimentação saudável, promove o fortalecimento da agricultura familiar ao adquirir produtos diretamente dos agricultores locais e da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), ao repassar o material angariado à entidade,  que contribui para o meio ambiente e sustento de cerca de 60 cooperados e suas famílias”, contextualizou o prefeito Júnior da Femac.

Entusiasmado com o início prático do programa, o vereador Recife lembrou que a formatação do projeto durou um ano. “Foram meses de trabalho duro e agora o programa está estruturado, pronto para ter início. Não tenho dúvidas de que o “Feira Verde” vai fazer história e será um legado da gestão Júnior da Femac”, afirmou o vereador, agradecendo ao empenho de toda equipe técnica da Secretaria Municipal da Agricultura para formatação do programa – desde a parte legal até a estruturação logística e administrativa – , e ao prefeito Júnior da Femac, “por ter acreditado na proposta”. “Como bem pontuou o prefeito, é uma ação onde todos ganham, que protege o meio ambiente ao promover o senso de reciclagem, que contribui para prolongar a vida útil do aterro sanitário, que distribui alimento saudável, que gera renda aos produtores rurais e que contribui para o aumento da produção da cooperativa de recicláveis”, concluiu o vereador.

Apucarana confirma 5 casos da Covid-19 nesta sexta-feira

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou 5 casos de Covid-19 nesta sexta-feira (29) em Apucarana. O município segue com 548 mortes e soma agora 33.756 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

Os novos casos confirmados são de 1 homem e 4 mulheres. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 68 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 97.313 pessoas, sendo 66.844 em testes rápidos, 26.832 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

O município não tem nenhum paciente internado no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Região se mobiliza para combater doenças respiratórias em crianças

A 16ª Regional de Saúde (16ª RS) promoveu hoje uma reunião on-line que resultou numa mobilização regional para combate de doenças respiratórias em crianças. Após um consenso de que a situação é crítica não só em Apucarana, como em Arapongas, nos municípios da região, no estado e nas regiões sul e sudeste, foram definidas estratégicas para serem adotadas de forma conjunta e planejadas na rede pública de saúde de cada cidade.

Participaram da reunião o diretor da 16ª RS, Marcos Vinícius da Costa; a representante da Secretaria de Estado da Saúde Acácia Nars; o presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 16ª região, Moacir Paludetto; o prefeito de Apucarana, Junior da Femac; representantes dos 17 municípios da área de abrangência da 16ª RS; e representantes do Hospital da Providência Materno Infantil de Apucarana e da Santa Casa de Arapongas.

De uma maneira geral, os participantes destacaram a importância da vacinação contra a gripe no público infantil e  criação de mecanismos para orientar aos pais e responsáveis para essa necessidade. “A situação está crítica diante no número crescente de casos, da dificuldade de contratação de pediatras e a alta lotação tanto na Santa Casa como no Hospital Materno Infantil de Apucarana”, relata Moacir Paludetto.

A representante da SESA, Acássia Lourenço, enfatizou também a importância do diagnóstico no momento oportuno para que não ocorra atraso no tratamento, evitando que a doença respiratória evolua para casos graves.

Na coordenação da reunião, o diretor da 16ª RS, Marcos da Costa, repassou aos representantes da saúde pública regional às estratégias de prevenção e combate aos casos de doenças respiratórias em crianças. São elas: aumento da cobertura vacinal; mapeamento dos casos; estreitar a comunicação entre os hospitais e unidades de saúde sobre os casos da doença atendidos para que aconteça o monitoramento pós-internamento pelas equipes de saúde da atenção básica; medidas de prevenção, como higiene e ventilação, envolvendo a família e escolas; e intensificar, por meio da mídia, as orientações para os pais vacinarem e buscarem os serviços de saúde assim que constatado os primeiros sintomas de doenças respiratórias nos filhos.

O secretário municipal de saúde de Apucarana, Emídio Bachiega, definiu a reunião com uma vitória para o enfrentamento dessa situação sanitária que está afetando as crianças. “Precisamos estar alinhados para que as ações aconteçam de forma conjunta e planejada. Precisamos ser ainda mais efetivos e a iniciativa dessa reunião vai permitir que isso se concretize”, afirma Bachiega.

Colégio Glorinha conquista o voleibol feminino A nos JEP´s

Em partida decisiva realizada nesta sexta-feira pela manhã (29/04), o Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha) faturou de forma invicta no Ginásio de Esportes Padre Mário Tésio, em Apucarana, o título da modalidade de voleibol feminino “A” na fase municipal dos 68º JEP´s, ao derrotar o Colégio São José por 2 sets a 0, com parciais de 25×15 e 25×21. Na preliminar, o Colégio Vale do Saber ganhou a medalha de bronze ao bater o Colégio Polivalente por 2 sets a 1.

O Glorinha foi campeão com as atletas Bruna, Heloisa, Isadora, Julia, Laura, Letícia, Maria Eduarda, Maria Fernanda, Maria Julia, Maria Faria, Mariana e Stefany. Técnica: Denise Baldini.

O São José contou com Amanda, Ana Vitória, Anna Luiza, Annelise, Beatriz, Miryane, Natalia Piazza, Nataly, Nathalia Ventrilho, Raissa, Sofia e Yasmin. Técnico: Alysson Namba.

Durante a competição, o Colégio Glorinha também havia vencido as equipes do Vale do Saber, Polivalente e Antônio dos Três Reis de Oliveira.

O voleibol feminino “B” foi encerrado na última quarta-feira também no Ginásio de Esportes Padre Mário Tésio, com o São José ficando em primeiro lugar, seguido por Antônio dos Três Reis de Oliveira, Mater Dei e Glorinha.

Os campeões de cada modalidade carimbaram o passaporte para a fase regional dos JEP`s, que será disputada de 26 a 31 de maio nas cidades de Marumbi e Kaloré.

A competição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e Núcleo Regional de Educação (NRE) e a realização da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

 

 

Novo comandante do 11º Grupamento de Bombeiros assume na próxima sexta-feira

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, recebeu convite para participar da solenidade de troca de comando do 11o Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana. A cerimônia acontecerá na próxima sexta-feira (06/05), às 9 horas, quando o tenente-coronel Roberto Azevedo Thereza passará o comando para o major Leandro Zotelli de Mattos.

O convite foi entregue pessoalmente pelo tenente-coronel Azevedo e pelo major Zotelli, que estavam acompanhados durante a visita pelo major Élcio José de Meira, subcomandante do 11º Grupamento de Apucarana. O tenente-coronel Azevedo assumirá o 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá.

Junior da Femac ressaltou o trabalho desenvolvido por Azevedo à frente dos Bombeiros. “Com a extinção do Funrebom, mantivemos a parceria com o Corpo de Bombeiros e continuamos a destinar recursos para atender as necessidades do grupamento. Vamos manter e ampliar ainda mais essa parceria com o novo comandante, que vem de Curitiba mas possui laços com Apucarana, pois é casado com a neta do saudoso Ayres, que era proprietário da Livraria Globo”, observa Junior da Femac.

Major Zotelli, que nos próximos dias deverá ser promovido a tenente-coronel, tem 47 anos, é casado e tem três filhos. Zotelli atua há 28 anos no Corpo de Bombeiros e já comandou as unidades de Castro e também de Irati. Atualmente, exercia a função de chefe do setor de prevenção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, em Curitiba.

Assistência social divulga novos números de telefone

A partir desta segunda-feira (02/05), o contato telefônico junto aos órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social deverá ser feito por novos números. A alteração vai ocorrer devido à migração do sistema de telefonia fixa, do analógico para o modo digital. Quem ligar para os números antigos, receberá a informação da mudança juntamente com o novo número.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, a mudança abrangerá desde o Centro Social Urbano, localizado no Parque Bela Vista, até órgãos situados em outras regiões da cidade, como Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, Centro Pop, Centro de Convivência do Idoso e Casa Lar.

André Burin, superintendente municipal de Tecnologia da Informação (TI), ressalta que a telefonia digital garante uma melhor qualidade nas ligações, permite maior praticidade e facilita a expansão de ramais. “Estávamos aguardando a portabilidade, mas devido a demora para isso acontecer junto às operadoras decidimos fazer a mudança, o que implicou na alteração de números. No entanto, quem ligar para o número antigo receberá uma mensagem programada informando sobre a mudança e também o novo número de contato”, reforça Burin.

NOVOS TELEFONES DOS SERVIÇOS VINCULADOS Á ASSISTÊNCIA SOCIAL DE APUCARANA

SERVIÇO

ENDEREÇO

BAIRRO

NOVO NÚMERO

CSU-CENTRO SOCIAL URBANO – SEDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

RUA JOÃO MATIUZZI, 279

PARQUE BELA VISTA

(43) 33081450

CREAS-CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

RUA JOÃO MATIUZZI, 307

PARQUE BELA VISTA

(43)33081455

CASA LAR

RUA JOÃO MATIUZZI, 340

PARQUE BELA VISTA

(43)33081458

CONSELHO TUTELAR

RUA OSÓRIO RIBAS DE PAULA, 697

CENTRO

(43) 33081456

CRAS I

AV. CENTRAL DO PARANÁ, 1420

JARDIM AMÉRICA

(43) 33081451

CRAS II

RUA ILSON FERREIRA GUERRA, 15

RESIDENCIAL SUMATRA II

(43)33081452

CRAS III

RUA JOSÉ GARCIA PEREZ, 111 – VILA REIS

VILA REIS

(43)33081453

CRAS DE APOIO AO CRAS III

RUA AFONSO ALVES DE CAMARGO, 146

PARIGOT DE SOUZA

(43)33081420

CRAS IV

TRAVESSA PE TITO CERAZOLI, 63

JARDIM AMÉRICA

(43)33081454

CENTRO POP

RUA CLOTÁRIO PORTUGAL, Nº 250,

BARRA FUNDA

(43) 33081457

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

AVENIDA AVIAÇÃO, 2765

JARDIM AEROPORTO

(43)33081459

CENTRO DA JUVENTUDE

RUA PIRATININGA, 464

JARDIM DIAMANTINA

(43)33081460