Portal da cidade, prefeitura de Apucarana. Cidade também conhecida como "Cidade Alta" e reconhecida como capital nacional do boné.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 1)

Prefeitura de Apucarana
  • WebMail

Pós-Congresso Internacional

Publicado em 10 de Junho de 2013, ás 14h31min

Projeto prevê rota de turismo religioso no Vale do Ivaí

'Rota da fé' será formada por 26 municípios da região norte do estado. Estudos começam a definir os principais pontos para receber os turistas.

Site G1

As igrejas históricas, monumentos, templos e grutas com imagens religiosas que movimentam fiéis em várias cidades do norte do Paraná devem se tornar parte de uma rota de turismo. A ideia ganhou força a partir do 10º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável, realizado de 3 a 5 de junho, em Apucarana, que reuniu delegações de países da América Latina, Europa e Ásia. O projeto engloba parte dos 26 municípios que compõe a região do Vale do Ivaí e deve ter início até o final de 2013, segundo o secretário da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana, Ednei Mansano.

Dados do Ministério do Turismo, mostram que cerca de 15 milhões de pessoas têm interesse pelo turismo religioso em todo o país. Das 190 milhões de viagens domésticas feitas pelos brasileiros, 2% são por motivos religiosos. “O turismo religioso não é feito de forma rápida. O visitante vai conhecer as riquezas religiosas com qualidade de vida. É um turismo de bem viver”, enfatizou o secretário Mansano.

O primeiro passo para concretizar o projeto, de acordo com ele, será um estudo aprofundado sobre os principais pontos de turismo religioso na região, que será realizado pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA).

O objetivo da formação desta “rota da fé” é conquistar esses visitantes tanto pela crença quanto pelas belezas naturais da região, levando os turistas a conhecer um pouco mais dos costumes e da cultura de cada uma das cidades. “Isso ajudará no desenvolvimento de toda a região”, aponta Mansano.

Depois de explorar o Vale do Ivaí, os municípios já cogitam um projeto ainda maior, com a pretensão de estruturar um trajeto que vá até Nova Trento, em Santa Catarina, onde fica localizado o Santuário de Santa Paulina, considerada a primeira santa do Brasil. Um trajeto de aproximadamente 600 km, que teria como principal modelo o caminho de Santiago de Compostela, que atravessa a Espanha em um percurso de 800 km. “Pensamos em criar vários roteiros alternativos, com a possibilidade de fazer o caminho a pé, de bicicleta e a cavalo, passando por vários pontos religiosos”, acrescenta Mansano.

Apucarana

A base da rota turística deve se concentrar em Apucarana, maior cidade da região. Lá os turistas poderão conhecer alguns parques ambientais com temas religiosos, como o Parque da Bíblia, que possui murais com passagens da sagrada escritura, e o Parque da Redenção, onde 96 esculturas de três metros de altura retratam a vida de Jesus Cristo em 19 cenas.

Mansano explica que os locais são visitados principalmente por quem mora na cidade. "A nossa ideia é fazer com que sejam o ponto de partida para atrair turistas de outras cidades e até estados”.  A cidade também tem outros atrativos religiosos, como uma Igreja Ortodoxa da colônia ucraniana e um templo budista.

Fonte: G1.com

TV Apucarana
A cidade que a gente quer Educação

• Comercial Geral de Obras da Prefeitura de Apucarana