Cerca de 5.200 estudantes dependem diariamente dos veículos do transporte escolar. Por isso, é constante a preocupação da AME em manter a frota em dia.
A Autarquia Municipal de Educação submeteu a frota do transporte escolar à vistoria obrigatória da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Desde a última segunda-feira (06), 8 ônibus, 15 micro-ônibus e 13 vans tiveram seus itens de segurança inspecionados. A secretária municipal de Educação, professora Marli Fernandes, explica que as vistorias são previstas no Código Brasileiro de Trânsito e visam garantir a segurança dos alunos transportados. Além da Ciretran, os veículos são analisados periodicamente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pelo 10º Batalhão de Polícia Militar e pela Guarda Municipal. “Cerca de 5.200 estudantes dependem diariamente dos veículos do transporte escolar, sendo que a maioria reside na zona rural. Por isso, a nossa preocupação em manter a frota em dia é constante,” disse a secretária.
“Toda a parte de sinalização, como pisca alerta, luz de freio, luz alta, luz baixa, buzina e alarme de ré está sendo verificada, além dos sistemas de cinto de segurança e dos pneus. Se faltar algum desses equipamentos, o veículo é reprovado e não pode circular até que o problema seja sanado. Mas a equipe da prefeitura busca manter seus veículos sempre em ordem, por isso nenhuma irregularidade foi encontrada até o momento,” detalhou o vistoriador da Ciretran, Régis Fernando de Oliveira. Os carros que passaram pela inspeção essa semana pertencem à frota própria municipal. Eles haviam sido submetidos à manutenção durante o período de férias escolares. “Já os proprietários de veículos terceirizados devem apresentar o comprovante da vistoria por ocasião da renovação de contrato,” acrescentou Marli. A fiscalização da frota do transporte escolar antecede o início do ano letivo, agendado para esta quarta-feira (08/02) na rede municipal de ensino apucaranense.