Transporte Escolar passa por vistoria

A Autarquia Municipal de Educação (AME) realizou, nesta segunda (22) e terça-feira (23/02), no pátio de máquinas da prefeitura, uma rigorosa vistoria nos 69 veículos de suas frotas própria e terceirizada do transporte escolar.

Ao todo, 36 ônibus e micro-ônibus e 33 vans e kombis foram inspecionados por agentes da Guarda Municipal.  Os itens verificados foram: pintura da lataria, para-choques dianteiro e traseiro, pneus, estepes, emplacamento, faixas amarelas com 40 centímetros, alvará, licenciamento, existência de chave de roda, triângulo e macaco hidráulico, extintores de incêndio, cinto de segurança, lanternas, luzes de freio e indicativa de ré, entre outros.

A vistoria da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), por sua vez, foi realizada no mês de janeiro, enquanto que a inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) ainda encontra-se dentro do prazo de validade.

“Além de estarem previstas no Código Brasileiro de Trânsito, as vistorias periódicas são uma exigência da secretária de educação, professora Marli Fernandes, e do prefeito Beto Preto, que prezam pela oferta de um serviço seguro, confortável e de qualidade,” disse o diretor geral do Departamento de Transporte Escolar da AME, professor Ailton Rodrigues de Souza, que acompanhou os trabalhos.

“A fiscalização de hoje constatou que os veículos estão em ótimas condições de uso. O relatório que recebi aponta que tivemos apenas alguns problemas em relação a lanternas queimadas, mas que já foram substituídas,” acrescentou professora Marli.

A Autarquia Municipal de Educação possui atualmente 51 linhas do transporte escolar que passam por todos os bairros da cidade. Cerca de 5 mil alunos, das redes municipal e estadual de ensino, utilizaram o serviço em 2015, mas um amplo trabalho vem sendo feito para garantir a essas crianças vagas mais próximas às suas casas a partir do ano letivo que se inicia.

Compartilhe
Skip to content