Profissionais da educação participam de palestra sobre Autismo

Na noite de ontem (28/3), no Cine Teatro Fênix, diretores, coordenadores e professores da rede municipal de Apucarana refletiram sobre a adaptação e a inclusão das crianças autistas no ambiente escolar

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

A Autarquia Municipal de Educação realizou, na noite de ontem (28/3), no Cine Teatro Fênix, mais uma formação continuada para os diretores, coordenadores e professores da sua rede. Na ocasião, os profissionais assistiram à palestra Adaptação e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar, ministrada pelo mestre em Psicologia e doutorando em Educação, André Roberto Ribeiro Torres. A atividade marcou a abertura da Semana de Conscientização sobre o Autismo no município de Apucarana.

Segundo o prefeito Junior da Femac, a inclusão das pessoas com necessidades especiais é uma das metas da administração municipal. “Nós acreditamos que uma cidade só pode ser considerada boa para se viver quando todos os cidadãos sentem-se acolhidos por ela. Por isso, nós investimos na construção de rampas de acesso às calçadas, na promoção de atividades de socialização para os idosos, na criação de leis que asseguram atendimento prioritário aos autistas no comércio e concedem isenção de tarifas às pessoas com deficiência que usam o sistema de transporte coletivo, na implantação da disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no currículo das escolas municipais, entre outras iniciativas,” enumerou.

O autismo é um transtorno que causa alterações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento da criança, o que provoca sinais e sintomas como dificuldades na fala, bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos, assim como comportamentos incomuns, como não gostar de interagir com o outro, agitação ou repetição de movimentos.

A secretária Marli Fernandes destacou que o número de estudantes autistas matriculados na rede municipal de educação vem crescendo ano após ano. “Nós tínhamos apenas dezenove alunos diagnosticados com o transtorno em 2013. Hoje, são mais de cento e trinta,” disse.

“Esse aumento deve-se ao fato de que muitas famílias decidiram se mudar para a nossa cidade ou transferir seus filhos de colégios particulares para a rede pública após verificarem a qualidade da educação que ofertamos na rede municipal de Apucarana,” acrescentou o vice-prefeito Paulo Vital.

A Autarquia Municipal de Educação oferece atendimento especializado aos estudantes com necessidades especiais por meio do Centro de Apoio Multiprofissioanal ao Escolar. “O suporte que cada autista necessita varia conforme o nível do transtorno: leve (1), moderado (2) ou severo (3). Mas com as terapias e estímulos adequados, esses estudantes podem desenvolver-se e tornar-se pessoas autônomas,” afirmou a coordenadora do CAME, Léia Sofia Viale.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo será celebrado no próximo domingo, 2 de abril. “Eu parabenizo à secretária Marli Fernandes e à equipe dela pela organização desta formação continuada aos diretores, coordenadores e professores. O conhecimento instrumentaliza o profissional para lidar melhor com as situações desafiantes e para ajudar os estudantes autistas no seu processo de desenvolvimento,” finalizou o psicólogo André Roberto Ribeiro Torres.

Acompanharam também a palestra no Cine Teatro Fênix, as professoras do Departamento de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação (NRE), Lucimara Gusmão Barqueiro e Leonilda Gerônimo Sapatini, o chefe da 15ª Circunscrição Regional do Trânsito (Ciretran), Fernando Garcia Algarte, o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Ivanildo da Silva, a superintendente municipal de Desenvolvimento Humano, Ana Paula Nazarko, e a superintendente pedagógica da Autarquia Municipal de Educação, Margarete Baldini.

Compartilhe
Skip to content