Junior da Femac representa FNP na abertura de Fórum Estadual da Educação da Undime

Em 2024, o evento traz como tema “Pilares para a finalização do ciclo de gestão: aprendizagem, inclusão, prestação de contas, normas e prazos.”

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes estão participando, nesta segunda (11/3) e terça-feira (12/3), em Curitiba, do Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR). Em 2024, o evento traz como tema “Pilares para a finalização do ciclo de gestão: aprendizagem, inclusão, prestação de contas, normas e prazos.”

Na abertura do fórum, na manhã de hoje (11/3), no Instituto de Engenharia do Paraná, o prefeito Junior da Femac representou a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e discursou para dirigentes da educação de cerca de 200 municípios do estado. “Parabenizo a equipe diretiva da Undime-PR por dedicar-se à formação dos gestores e das equipes técnicas das secretarias de educação de todos os municípios do Paraná”, citou.

O prefeito de Apucarana se manifestou honrado em participar do evento da Undime e também agradeceu as boas referências feitas por diretores da entidade, em relação à educação integral de Apucarana.

“Por meio dos fóruns e seminários da Undime-PR, os participantes têm acesso a informações relevantes e recebem orientação adequada para fazer frente aos desafios da Educação contemporânea. A nossa secretária, Marli Fernandes, esteve na presidência desta associação por dois mandatos consecutivos e agora ocupa a vice-presidência do órgão. A qualidade do ensino ofertado na rede municipal de Apucarana é reconhecida nos níveis estadual e nacional. Eu fico muito feliz de ver a nossa expertise compartilhada com os demais municípios do Paraná,” disse o prefeito Junior da Femac.

“A troca de ideias e experiências nestes eventos é muito valiosa. Nós compartilhamos aquilo que sabemos e sempre aprendemos um pouco mais. A programação deste ano do fórum foi planejada tendo em vista o período de transição na gestão das secretarias municipais de educação. Durante o evento, os participantes poderão tirar suas dúvidas com o secretário estadual de educação, Roni Miranda, e com técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR), do Departamento de Governança de Dados Educacionais da SEED-PR, entre outros especialistas,” detalhou a secretária Marli Fernandes.

Nesta segunda-feira (11/3), o Fórum Estadual Ordinário da Undime-PR trouxe três palestras: (1) “Alfabetização e os desafios do Ensino e Aprendizagem: oralidade, leitura, escrita e monitoramento”, com a Dra. Telma Ferraz Leal, da Universidade Federal de Pernambuco; (2) “Redução das Desigualdades Socioeconômicas e Raciais: os microdados e estratégias para a superação”, com a Me. Isabel Cristina Silva Chagas, chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica do INEP; e (3) “Transtorno do Espectro Autista: desafios do gestor frente às novas políticas educacionais”, com a Dra. Marciana Pelin Kliemann, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

A programação do fórum segue amanhã com as palestras “Políticas da Secretaria de Estado para Apoio aos Municípios: tecnologias educacionais, transporte escolar, ICMS Educação 2024”, “Programas do Governo Federal: PAR, Obras e Novo PAC”, “Avaliação da Aprendizagem: velhos e novos desafios” e “Limitações do Período Eleitoral e as Condutas Vedadas para o Gestor de Educação Municipal: normas e prazos”.

Compartilhe
Skip to content