A Prefeitura de Apucarana entregou hoje (30) as obras concluídas da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, na Vila Santa Rosa. O prédio passou por reforma de 1360,52 m2 e ampliação de 115,14 m2. O investimento somou R$ 466.056,89.
Em 2015, o estabelecimento já havia recebido melhorias no valor de R$ 250 mil. Foram feitas na época adequações no refeitório, na lavanderia e no setor administrativo e a construção de uma sala de aula. “A reforma que estamos entregando agora, entretanto, é mais ampla e compreende todos os espaços da escola. Educação integral não é uma mera extensão de carga horária. Para que ela aconteça de maneira eficiente, as escolas precisam ter currículo, recursos humanos, alimentação e espaço apropriados para atender os alunos o dia todo,” afirmou a secretária Marli Fernandes.
Os principais serviços executados foram troca dos pisos e do forro, colocação de mantas térmicas, construção de um novo sanitário para professores e funcionários, ampliação do sanitário masculino dos alunos, revisão das instalações elétricas, reforma da quadra esportiva e instalação de cobertura termoacústica no pátio.
“Quando a escola está organizada, pintada e bonita, os professores têm mais ânimo para ensinar e os alunos para aprender. Nós ficamos muito felizes pela obra,” disse a diretora da instituição, Adalgiza Orathes.
A meta da gestão Beto Preto e Júnior da Femac é reformar e ampliar os 60 prédios da rede municipal de Apucarana. “Nós estamos prestes a cumprir esse compromisso. Apenas uma unidade ainda espera a autorização para o processo licitatório das obras. A fim de que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades, a prefeitura também vem investindo fortemente em materiais e uniformes escolares, recursos pedagógicos, formação dos professores e informatização das salas de aula,” destacou o prefeito.
“Em nome da APMF, eu agradeço pela reforma que trouxe mais conforto para os nossos filhos. Com a cobertura do pátio e a revitalização do parquinho, eles terão mais espaço para brincar e se divertir,” declarou a presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários, Camila Ferro.
Os alunos da Escola Dr. Joaquim Vicente de Castro abrilhantaram o ato com apresentações artísticas. A turma do 2º ano interpretou a canção ‘Era uma vez’, de Kell Smith, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Participaram ainda da entrega das obras, o vereador Gentil Pereira e os secretários municipais Nikolai Cernescu, Jossuela Pinheiro, Marcos Bueno, Maurício Borges, Laércio de Moraes, Denise Canesin, Ana Paula Nazarko, Paulo Vital e Othoniel Gonçalves.