Estudantes visitam fórum e conhecem a dinâmica do judiciário em Apucarana

A iniciativa faz parte do projeto Justiça e cidadania também se aprendem na escola, promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR)

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

O Fórum Desembargador Clotário Portugal recebeu, entre os dias 3 e 12 de junho, a visita de 1423 estudantes, das turmas de 5º Ano, das 36 escolas municipais de Apucarana. Durante os passeios, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e a dinâmica do poder judiciário. A iniciativa faz parte do projeto Justiça e cidadania também se aprendem na escola, promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

A secretária de educação, Professora Marli Fernandes, destaca que o projeto Justiça e cidadania também se aprendem na escola é desenvolvido, com sucesso, há vários anos na rede municipal de Apucarana. “São quatro etapas de atividades. Primeiramente, os professores trabalham a cartilha enviada pelo Tribunal de Justiça do Paraná em sala de aula. Depois, membros do judiciário vão até as unidades de ensino a fim de ministrar palestras e tirar as dúvidas dos estudantes. Em um terceiro momento, as crianças participam de visitas ao fórum da cidade. Por fim, os alunos ainda são convidados a elaborar um relatório para sistematizar os aprendizados,” explicou.

“A principal função da educação é preparar os indivíduos para a vida, tornando-os conscientes, autônomos e críticos. Neste sentido, as escolas, juntamente com as famílias, têm o dever de ensinar às crianças os direitos e os deveres que elas possuem no convívio em sociedade. Parabéns à Autarquia de Educação e ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná pelo desenvolvimento deste brilhante projeto na rede municipal de Apucarana,” disse o prefeito Junior da Femac.

A juíza da Vara da Família, Infância e Juventude, Carolline de Castro Carrijo, e a advogada Juliana da Silva Frias acompanharam os estudantes da rede municipal de educação durante as visitas ao Fórum Desembargador Clotário Portugal.

Compartilhe
Skip to content