A Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes está completando hoje 50 anos de compromisso com a educação apucaranense. Fundada em 17 de fevereiro de 1967, pelo decreto nº 5.155, a instituição já contribuiu para a formação de mais de 7.300 crianças.
Para comemorar o jubileu de ouro, uma carreata está programada para o próximo domingo (19/02), com a participação dos pais de alunos, professores, funcionários e demais envolvidos na construção dessa história. A saída será às 9 horas da manhã, em frente ao supermercado Cidade Canção, com destino à sede da escola na Vila Formosa.
A Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes conta atualmente com 449 alunos matriculados. As principais modalidades de ensino ofertadas são a educação infantil, os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), a educação de jovens e adultos, classes especiais, salas de recursos multifuncionais e salas de recursos especializadas nas áreas de surdez e deficiência visual.
A Autarquia Municipal de Educação realizou recentemente uma série de melhorias na estrutura da edificação, uma vez que se trata de uma escola antiga. A ampliação do prédio abrangeu 115,29 m2 de área, enquanto que a reforma contemplou outros 172,96 m2.
Entre as benfeitorias executadas estiveram a construção de uma cozinha nova, a ampliação do refeitório, a reforma dos sanitários e a edificação do pátio coberto. “O nosso objetivo é garantir a segurança e o conforto dos alunos e professores, um presente antecipado da AME pelo jubileu de ouro da Escola João Antônio Braga Côrtes,” destacou a secretária municipal de educação Marli Fernandes.
Patrono – João Antônio Braga Côrtes nasceu em 06 de junho de 1919, na cidade de Lapa, Paraná. Ele era filho de Napoleão Saboia Côrtes e Maria Lacerda Braga; e casado com Esther Salomon, com quem teve cinco filhos.
Braga Côrtes mudou-se para Apucarana após ser nomeado chefe do 14º Distrito Fiscal pelo governador Bento Munhoz da Rocha. Eleito deputado estadual em 1962, ele defendeu os interesses da nossa cidade na Assembleia Legislativa e conquistou a criação do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado.