O dia da independência é o principal marco da história de qualquer país. Para celebrar os 196 anos da emancipação brasileira em relação a Portugal, um grande desfile cívico-militar foi realizado, na manhã de hoje (7/9), na área central de Apucarana.
A programação começou com o hasteamento de bandeiras e a execução do hino nacional no platô da Praça Rui Barbosa. Em seguida, o Prefeito Beto Preto e os comandantes do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMEC), Coronel José Luiz Barbosa Deina, do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), Major Roberto Cardoso, e da Guarda Municipal de Apucarana, Alessandro Carletti, vistoriaram as tropas.
No total, 55 instituições, entidades e movimentos sociais participaram do desfile, que teve um percurso diferenciado neste ano. A movimentação começou na Rua Clóvis da Fonseca e dispersou na Praça Rui Barbosa, nas proximidades das Casas Pernambucanas. A organização esteve a cargo da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística.
“As comemorações do dia 7 de setembro são importantes para que nós renovemos o espírito patriótico, que envolve o culto à nação brasileira, à nossa terra e à nossa sociedade. Hoje, nesta bonita festa, nós estamos justamente externando o amor que temos pelo país,” explica do comandante do 30º BIMEC.
O dia ensolarado e as temperaturas agradáveis favoreceram a presença do público. “Dos seis anos em que participo do desfile como prefeito, esta edição foi a que teve maior participação popular. O número de pessoas assistindo ultrapassou 20 mil,” afirmou Beto Preto.
Um dos momentos que mais chamou a atenção foi a passagem dos soldados e veículos do exército, seguidos de viaturas do 10º BPM, do Corpo de Bombeiros, da Escola de Socorristas e da Guarda Municipal de Apucarana.
Já entre as atrações civis, destacaram-se as escolas e creches da rede municipal de educação, os escoteiros, os desbravadores, a Banda Municipal Maestro João Florindo, o Hospital da Providência, a Marcha para Jesus e os veículos do Opala Clube, Ômega Clube e Cobra Moto Clube.
“Por meio do projeto Brasil Pátria Amada, os alunos da rede municipal trouxeram ao desfile um pouco da história brasileira e uma reflexão sobre os principais problemas que a sociedade enfrenta. Entre outros temas, as crianças abordaram a colonização portuguesa, as riquezas naturais, a monarquia e a república, a importância da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e ainda um protesto à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que congela por 20 anos os investimentos em saúde e ensino,” detalhou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.