O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram, há poucos dias, o resultado final do Censo Escolar de 2023 no Brasil. A pesquisa aponta o município de Apucarana em primeiro lugar no Paraná, com 97% dos alunos da educação infantil no ensino em tempo integral. Já em relação aos alunos do ensino fundamental, Apucarana alcança 86,20% no ensino integral.
Na média geral, Apucarana lidera o ranking no Paraná, com 92% dos alunos matriculados no ensino em tempo integral; em 2º lugar aparece Ponta Grossa com 81%; 3º Maringá com 69%; 4º Curitiba com 57%; e em 5º lugar o Município de Pinhais, com 48%.
O mesmo estudo do Ministério da Educação e do INEP mostra que Apucarana se destaca, proporcionalmente, como um dos maiores índices de alunos no ensino de tempo integral em todo o Brasil.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, comemorou os resultados do Censo Escolar de 2023, recém-divulgado pelo Ministério da Educação. “A nossa educação infantil e o ensino básico têm um currículo completo, com conteúdos importantes para a formação das crianças. Temos convicção de que esse tempo nos CMEIs e nas escolas garantem um aprendizado que fará muita diferença na vida dessas crianças”, avalia Junior da Femac.
Ele acrescenta que “não é simplesmente estar nas escolas e CMEIs de Apucarana. Existe toda uma estrutura física adequada, materiais didáticos, uniformes, currículo, professoras e diretoras altamente capacitadas, para atingir um ótimo nível de aprendizado”.
A diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Marli Fernandes, destaca os investimentos feitos nos CMEIs e Escolas, a fim de ofertar uma educação integral de qualidade às crianças apucaranenses. “Nos últimos anos, nós reformamos e ampliamos todos os prédios escolares da nossa rede, realizamos quatro concursos públicos para contratação de professores e servidores, acrescentamos o ensino de inglês, espanhol e libras no currículo, implantamos um dos melhores sistemas de ensino do país na nossa rede, aderimos a um programa de educação socioemocional, enriquecemos a merenda escolar com frutas e verduras provenientes a agricultura familiar, entre outras iniciativas,” detalhou.
Diante dos índices alcançados no Censo Escolar de 2023, o prefeito Junior da Femac faz questão de cumprimentar toda equipe da AME, liderada pela professora Marli Fernandes. “Agradeço ainda aos pais e mães de alunos, por participarem juntos dessa jornada de aprendizado dos alunos, na cidade educadora de Apucarana”, conclui.