Apucarana sedia etapa regional da Conferência Nacional de Educação

Nesta edição, a CONAE traz como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Apucarana sediou, na última terça-feira (14/11), a etapa regional da Conferência Nacional de Educação (CONAE). Representantes de dezesseis municípios, entre professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e membros da sociedade civil organizada, estiveram reunidos no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), discutindo ideias, soluções e inovações para o futuro da educação brasileira.

O prefeito Junior da Femac e a secretária municipal de educação, Marli Fernandes, participaram da abertura da programação, realizada de forma virtual, na noite de segunda-feira (13/11), e destacaram a importância do evento.

“A Conae representa uma grande oportunidade para refletirmos como encantar as crianças, os adolescentes e os jovens. Como deixar o aprendizado mais interessante para eles? Como fazer com que eles queiram aprender? A conferência também traz uma pitada de ousadia, pois propõe que pensemos a educação para um prazo de dez anos. Destaco ainda a importância do fortalecimento dos municípios na construção diária da educação brasileira, pois as pessoas moram nas cidades e precisam ter voz para expor suas demandas,” disse o prefeito Junior da Femac.

“Esse é o momento de termos voz e de expressar a voz daqueles que representamos. Como dizia Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” e a Conae é o momento propositivo de boas ideias que, transformadas em ações, podem cumprir o objetivo de uma educação pública com qualidade e equidade, garantindo o direito de aprendizagem a todas as pessoas, independentemente de sua condição. A fase regional é uma prévia da etapa estadual, que será em dezembro, em Curitiba, e da etapa nacional, prevista para janeiro, em Brasília. As propostas e sugestões debatidas na conferência servirão de base para a construção do novo Plano Nacional de Educação, para o período de 2024 a 2034,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.

“Apucarana possui atualmente a melhor educação do Paraná e uma das melhores do país, conforme apontou um estudo, publicado no início deste mês, pelo Instituto Áquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. A nossa equipe certamente tem muito a contribuir para a elaboração do próximo Plano Nacional de Educação. Muito obrigado à secretária Marli Fernandes, à equipe da Autarquia de Educação e aos diretores, coordenadores e professores das nossas escolas que se prontificaram a participar desta importante conferência. Ofertar uma formação equitativa e de qualidade a todas as crianças e jovens é fundamental para construirmos o futuro que almejamos,” concluiu o prefeito Junior da Femac.

Nesta edição, a CONAE traz como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.”

Além de Apucarana, representantes de outros quinze municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação participaram da conferência na Unespar: Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia.

Compartilhe
Skip to content