O prefeito Junior da Femac e a diretora-presidente da Autarquia de Educação, professora Marli Fernandes, reuniram-se, na manhã de hoje (31/7), na Sala das Cerejeiras, no Centro Cultural Fênix, com representantes de todas as secretarias do executivo municipal. Na ocasião, eles apresentaram à equipe a proposta de constituição do Comitê Gestor Intersetorial Apucarana Cidade Educadora.
Apucarana foi incluída entre os membros da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) há dois anos. A lei nº 069/2021 regulamentou a adesão. “Para fazer parte dessa associação, que tem sede em Barcelona-ES, os municípios precisam assumir o compromisso de que todas as suas políticas públicas tenham um viés pedagógico. O objetivo é fazer com que a educação ultrapasse os muros das escolas e passe a permear a cidade, contribuindo em última instância para a melhoria da qualidade de vida da população e a transformação social,” explicou a professora Marli Fernandes.
“Em Apucarana, nós já temos o hábito de disseminar o conhecimento por meio das iniciativas dos diversos órgãos municipais. A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, por exemplo, contribui para a educação dos nossos cidadãos por meio dos programas Economia Solidária e Horta Solidária, que ofertam cursos profissionalizantes e incentivam o empreendedorismo feminino. Já o Programa Feira Verde, da Secretaria de Agricultura, leva informações sobre a importância da separação do lixo e da reciclagem para a população. No mesmo sentido, a Secretaria de Serviços Públicos contribui para conscientização dos apucaranenses sobre a preservação dos recursos naturais por meio da coleta de móveis e inservíveis. Então, o papel deste comitê gestor será alinhavar todas as ações e expandir o trabalho que já vem sendo feito,” acrescentou o prefeito Junior da Femac.
A AICE possui atualmente 500 membros, espalhados por 35 países. No Brasil, apenas 31 municípios fazem parte da entidade. “O Comitê Gestor Intersetorial também será responsável por organizar a participação do município no XVIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em maio do próximo ano, em Curitiba, no VIII Encontro Nacional de Cidades Educadoras, em setembro do próximo ano, em São Paulo, e no Prêmio Cidades Educadoras 2024”, disse professora Marli Fernandes.
Participaram da reunião na Sala das Cerejeiras, no Centro Cultural Fênix, os secretários municipais Ângela Stoian (Obras), Edson Estrope (Indústria e Comércio), Maria Agar Borba Ferreira (Cultura e Turismo), Nikolai Cernescu Júnior (Gestão Pública), Sueli Pereira (Fazenda), Maurício Borges (Comunicação), Denise Canesin (Mulher e Família), Danilo Acioli (Assuntos Estratégicos), Jossuela Pirelli (Assistência Social), Emídio Bachiega (Saúde), Gerson Canuto (Agricultura), Ivan Silva (Idepplan), José Airton Deco de Araújo (ASERFA), Laércio de Morais (Governo), Gentil Pereira (Meio Ambiente), Tom Barros (Esporte), o procurador jurídico do município, Rubens Henrique de França, o superintendente de Serviços Públicos, Mauro Toshio Kitano, o superintendente de Trânsito, Carlos Mendes, o superintendente do Idepplan, Lafayete Luz, e a superintendente da Autarquia de Educação, Margarete Baldini.