Apucarana divulga cardápios da rede municipal de educação para o mês de novembro

Os pais e responsáveis pelas crianças têm acesso aos cardápios da merenda por meio do site da Autarquia Municipal de Educação

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação (AME), trabalha diligentemente para oferecer uma alimentação saudável e de qualidade aos mais de 12 mil estudantes matriculados nos centros infantis (CMEIs) e escolas da sua rede. Os pais e responsáveis pelas crianças têm acesso aos cardápios da merenda por meio do site www.apucarana.pr.gov.br/ame/cardapios-da-merenda-escolar/. Os documentos referentes ao mês de novembro, inclusive, já estão disponíveis.

O Departamento de Alimentação Escolar da AME cumpre rigorosamente as determinações da Resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre o atendimento dos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Nós temos uma equipe de quatro nutricionistas que são responsáveis pela elaboração dos cardápios, pelo planejamento das compras, pela capacitação semestral das merendeiras, pelo acompanhamento da aceitabilidade das refeições ofertadas, pela verificação do estado nutricional dos estudantes e por fazerem visitas técnicas periódicas às unidades de ensino. Todo o processo recebe a fiscalização do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, que possui pais de alunos e representantes da sociedade civil organizada entre seus membros,” afirmou o prefeito Junior da Femac.

A secretária de educação Marli Fernandes frisou que o Departamento de Alimentação Escolar serve aproximadamente 880 mil refeições por mês aos seus estudantes. “Diariamente, os alunos matriculados nas escolas são contemplados com três refeições. Já as crianças que frequentam os CMEIs recebem de quatro a cinco refeições. Nós também asseguramos a fórmula infantil aos bebês de até um ano de idade, que é o alimento que mais se assemelha ao leite materno. As mães que preferem também podem ir ao centro infantil amamentar ou mandar o leite ordenhado para os seus filhos. Por fim, os matriculados na Educação de Jovens e Adultos, que estudam no período noturno, recebem o jantar,” detalhou.

Em 2023, a rede municipal de educação está atendendo a 266 estudantes que possuem alguma patologia relacionada à alimentação. “Nós temos crianças com alergia à proteína do leite de vaca, alergia ao cacau, alergia a corante, alergia a ovo, doença celíaca, diabetes, fenilcetonúria e intolerância à lactose. Cada uma delas recebe alimentos específicos para a sua condição,” explicou a nutricionista Jaqueline de Oliveira.

A nutricionista Fernanda Carrero acrescentou que o Departamento de Alimentação Escolar prioriza a compra direta de produtos da Agricultura Familiar. “São produtos in natura dos mais variados gêneros, adquiridos localmente, valorizando o produtor rural e proporcionando verduras e legumes abundantes e sempre frescos,” falou.

“A qualidade da merenda escolar contribui para o sucesso do ensino, garantindo às crianças um melhor rendimento escolar, crescimento adequado e desenvolvimento psicossocial saudável,” completou a nutricionista Izabela Sampaio do Valle.

“Os pais que tiverem alguma dúvida em relação aos cardápios da merenda escolar podem entrar em contato conosco pelo telefone 3033-1609. Nós nos colocamos à disposição para atendê-los”, finalizou a nutricionista Suzana Tiemi Morais.

Compartilhe
Skip to content