Apucarana divulga cardápios da merenda escolar para o mês de abril

Os menus são elaborados por uma equipe de nutricionistas, do Departamento de Alimentação Escolar da Autarquia Municipal de Educação, em conformidade com as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

A Prefeitura de Apucarana comunica que já estão disponíveis em seu site os cardápios que serão servidos, nos 24 centros infantis e 36 escolas da rede municipal de educação, ao longo do mês de abril. Para visualizá-los, os pais e responsáveis pelos estudantes devem acessar: http://www.apucarana.pr.gov.br/ame/cardapios-da-merenda-escolar/

Os menus são elaborados por uma equipe de nutricionistas, do Departamento de Alimentação Escolar da Autarquia Municipal de Educação, em conformidade com as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A secretária Marli Fernandes destaca que eles são divididos conforme a idade das crianças e o período de tempo que elas ficam nas unidades. “Os bebês com até seis meses de vida, por exemplo, são contemplados com uma fórmula infantil que se assemelha ao leite materno. Já entre seis e doze meses, as crianças começam a comer papinhas e outros alimentos, intercalados às mamadeiras. E, para os maiores, servimos refeições compostas por arroz, feijão, carnes, peixes, legumes, verduras e muitas frutas,” diz.

O prefeito Junior da Femac acrescenta que produtos específicos são assegurados aos estudantes que têm restrições alimentares. “Nós compramos alimentos livres de açúcares, ovo, glúten e lactose para as crianças diabéticas, alérgicas ou intolerantes matriculadas na nossa rede. Para que o filho ou filha receba esses itens, basta que os pais apresentem o laudo médico à direção da unidade de ensino,” explica.

“O Conselho Municipal de Alimentação Escolar, formado por membros da sociedade civil, é o órgão responsável por fiscalizar a qualidade dos alimentos e a correta aplicação dos recursos destinados à merenda escolar. Mas, desde 2017, nós também adotamos a prática de divulgar os cardápios no site da prefeitura, para ampliar a transparência e permitir que todos os pais possam acompanhar de perto as refeições que seus filhos recebem nos CMEIs e Escolas,” esclarece o vice-prefeito, Paulo Vital.

Em caso de dúvida sobre os cardápios, as famílias podem entrar em contato com o Departamento de Alimentação Escolar da AME, por meio do telefone: (43) 3308-1699.

Compartilhe
Skip to content