O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes apresentaram, na manhã de hoje (2/2), os uniformes e materiais escolares que serão utilizados pelos 12,5 mil estudantes da rede municipal de Apucarana. O investimento feito pela administração na compra dos produtos somou R$ 6,4 milhões. Conforme o calendário letivo de 2024, o primeiro dia de aulas acontecerá na próxima quarta-feira (7 de fevereiro) nos 24 Centros Infantis (CMEIs) e 36 Escolas Municipais.
“Como temos feito nos últimos anos, nós iremos repassar aos estudantes tudo o que eles precisam para estudar. Essa ação é importante porque assegura que todas as crianças apucaranenses tenham as mesmas condições de aprendizagem, independentemente das condições financeiras das suas famílias. Os materiais serão entregues já no primeiro dia de aulas e os uniformes no início do mês de março, devido aos trâmites burocráticos da licitação. Destaco que os produtos são da mais alta qualidade, de marcas renomadas. Afinal, os nossos meninos e meninas merecem aquilo que há de melhor,” disse o prefeito Junior da Femac.
O conjunto de materiais que receberá cada estudante varia conforme o ano escolar em que ele está matriculado. Os principais itens destinados ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos (EJA) são cadernos de linguagem, aritmética e desenho, lápis preto, lápis de cor, borracha, apontador, tesoura, cola, estojo, pastas e canetas esferográficas. Já os materiais voltados para a Educação Infantil incluem ainda tinta guache, giz de cera e massa de modelar.
Em relação aos uniformes, as crianças serão contempladas com duas camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, uma jaqueta, uma calça, uma bermuda, um par de meias e tênis.
“O modelo dos calçados também difere segundo a estatura dos estudantes. Os maiores receberão tênis com cadarços e os menores, com fechamento em velcro. As crianças que estão aprendendo a andar, por sua vez, ganharão meias com solado emborrachado. A novidade esse ano é que conseguimos licitar vestimentas do tamanho zero. Assim, os bebês matriculados nas turmas de berçário dos CMEIs também receberão o conjunto completo do uniforme, com jaqueta, calça, bermuda, camisetas e meias,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.
Além dos uniformes e materiais escolares, a Autarquia Municipal de Educação expôs, na manhã de hoje, os uniformes profissionais e equipamentos de proteção individual (EPIs) assegurados aos seus professores e servidores e os recursos didáticos que estão disponíveis em todas as unidades da rede municipal de Apucarana, tais como notebooks, netbooks, tablets, obras de literatura infantil, Sistema Maxi de Ensino, as coleções Educar e Nutrir na Escola, Caramelitos e Marcha Criança, kits de miniatletismo, entre outros.
O prefeito Junior da Femac ainda anunciou que os 24 CMEIs e 36 Escolas da rede municipal de educação irão reforçar o trabalho de conscientização da população apucaranense sobre a necessidade de se combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Os nossos diretores, coordenadores e professores já desenvolvem um trabalho regular de prevenção à dengue junto aos seus alunos, por meio do Programa Saúde na Escola. Mas, neste momento epidêmico que vivemos, precisamos unir forças e ampliar as atividades, para que as informações e conhecimentos sobre essa doença cheguem a todas as pessoas. Eu peço aos apucaranenses que fiquem atentos aos quintais de suas casas e eliminem os focos de água parada. Juntos, nós iremos vencer mais esse desafio,” finalizou.