Apucarana alcança o primeiro lugar em alfabetização na idade certa entre os grandes municípios do Paraná

Conforme relatório divulgado recentemente pelo INEP, embasado nos resultados da Prova Paraná Mais 2023, 82,1% dos estudantes apucaranenses estão chegando ao final do 2º Ano do Ensino Fundamental dominando as habilidades de leitura e escrita

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Apucarana é o município paranaense, com mais de 100 mil habitantes, que apresenta o maior percentual de crianças alfabetizadas na idade certa. Conforme relatório divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), embasado nos resultados da Prova Paraná Mais 2023, 82,1% dos estudantes apucaranenses estão chegando ao final do 2º Ano do Ensino Fundamental dominando as habilidades de leitura e escrita.

O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana superou em 2,1% a meta de alfabetização estabelecida para 2030. “O Ministério da Educação, por meio do INEP, previu que o nosso município conseguiria alfabetizar 80% das suas crianças, na idade certa, em 2030. Mas nós conseguimos atingir e superar a meta com sete anos de antecedência. Na noite da última terça-feira (18/6), o Prêmio Band Cidades Evolução também apontou Apucarana como uma das três cidades que mais evoluíram em educação no Paraná. Isso é motivo de muito orgulho. Parabéns aos diretores, coordenadores, professores e funcionários das nossas escolas pela conquista destes excelentes resultados,” comemorou.

A secretária Marli Fernandes aponta os investimentos feitos, nos últimos anos, na rede municipal de educação como outro fator que contribuiu para os resultados alcançados na pesquisa Alfabetiza Brasil, do INEP. “Nós equipamos todas as salas de aula, das nossas 36 escolas, com bibliotecas itinerantes, que são estantes capazes de armazenar e transportar até cem livros. Por atenderem a um número menor de estudantes, os CMEIs foram contemplados com um livreiro cada. Assim, as obras literárias ficam sempre ao alcance das mãos das crianças, que podem folheá-las durante as aulas, nos intervalos e até as levar para casa a fim de ler com a família,” disse.

Apucarana é seguida pelos seguintes municípios, com mais de 100 mil habitantes, no ranking da alfabetização no Paraná: Maringá (80,5%), Cascavel (80,1%), Toledo (79,6%), Cambé (79,1%) e Arapongas (76%).

Compartilhe
Skip to content