- Autarquia Municipal de Educação - http://www.apucarana.pr.gov.br/ame -

Alunos da rede municipal são premiados em concurso de redação

PREMIAÇÃO(PROFETA) (5) [1]

Três alunos da rede municipal de ensino foram classificados em concurso de redação promovido pela Associação dos Cafeicultores de Apucarana, em parceria com a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística e a Autarquia Municipal de Educação (AME). A entrega dos prêmios aconteceu na tarde de ontem (20/09) durante a 11ª edição da Festa do Café, no Distrito de Pirapó.

Ao longo do 1º semestre letivo, a Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística contemplou às crianças matriculadas no 4º ano de 33 escolas com visitas ao Museu do Café. “O objetivo era que elas aprendessem um pouco mais sobre a história da nossa cidade e a importância da cultura cafeeira para o desenvolvimento da economia local entre a década de 1930 e os dias atuais”, explicou a secretária Maria Agar Borba Ferreira.

Depois dos passeios, os mais de 1.300 alunos participantes do concurso foram convidados a escrever uma redação de no máximo 25 linhas sobre o tema “A história e a tradição do café”. As composições foram primeiramente corrigidas pelos professores das próprias turmas e posteriormente as melhores de cada escola passaram ainda pela avaliação de uma comissão de profissionais da língua portuguesa da Autarquia Municipal de Educação.

Sobressaíram-se nas duas fases da seleção os textos “Lembranças da Vovó”, escrito pela aluna Isabela Karoline Munis Martins, da Escola Municipal Papa João XXIII (Vila Regina); “O Museu do Café”, redigido por Samuel Boaventura, da Escola Municipal Antonieta da Silva Lautenschlager (Jardim Presidente Kennedy); e “A História e a Tradição do Café”, de autoria do estudante Diogo Bettin Dutra dos Reis, da Escola Municipal Plácido de Castro (Núcleo Adriano Correia).

As três crianças receberam equipamentos eletrônicos do tipo ‘tablets’ como prêmio por suas criações. Os presentes foram ofertados pela Associação dos Cafeicultores de Apucarana e pela Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística. A AME também os brindou com um kit escolar, contendo de lápis de cor, canetas, canetinhas, doces e outros itens.

“Eu gostei do tablet e acho que ele vai me ajudar muito nos meus estudos, principalmente a fazer pesquisas de matemática, português e outras matérias. Eu agradeço à diretora e à coordenadora da escola, à professora Márcia e também a minha família que sempre me apoiaram”, disse Diogo.

A diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, destacou que concursos como esse representam um incentivo extra para que as crianças dediquem-se ao aprendizado. “A atividade é muito bem vinda à rede municipal, uma vez que ela estimula os alunos a expressarem seus pensamentos, a escreverem textos respeitando as normas de ortografia e a conhecerem a história da cafeicultura que sempre foi muito forte em nosso município. Essas três redações foram escolhidas, mas houve muitos textos bons entre os participantes”, afirmou.

Além das secretárias municipais Marli Fernandes e Maria Agar Borba Ferreira, o presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana, Nilton Fornaciari, e seu vice Shigueo Yamamoto também participaram da tarde de premiação, durante a 11ª Feicafé, no Distrito de Pirapó.

 

Compartilhe