Repasse de materiais escolares

A Autarquia Municipal de Educação (AME) realizou hoje (25/02) a distribuição de materiais escolares e livros didáticos para os mais de 11 mil alunos de sua rede. Entregas simbólicas, com a presença do prefeito Beto Preto, da secretária Marli Fernandes, e do presidente da Câmara, José Airton Deco, aconteceram na Escola Senador Marcos de Barros Freire (Jardim Ponta Grossa) e na Escola Gabriel de Lara (próximo ao Santuário São José).

Cada aluno das 60 unidades municipais de ensino recebeu e levou para casa um conjunto de materiais contendo itens correspondentes ao seu ano escolar. O acervo contempla desde cadernos (de linguagem, de aritmética e de desenho), canetas esferográficas, lápis de escrever e de cor, borrachas, apontadores, réguas, tesouras e colas, até tintas guache, giz de cera e massas de modelar.

O prefeito Beto Preto destaca a qualidade dos produtos. “Nós conseguimos adquirir grandes marcas, como Acrilex, Mercur, Tilibra e Credeal. São materiais reconhecidamente bons que, nas mãos dos nossos professores, se transformarão em crescimento e desenvolvimento para as crianças apucaranenses,” disse.

O montante investido na aquisição das mercadorias foi da ordem de R$ 775.646,00, com recursos próprios da educação. “O repasse do material e dos uniformes escolares foi um compromisso que assumi no início da gestão, e que vem sendo cumprido graças ao corte de gastos desnecessários e a economia que temos feito nas contas públicas,” acrescentou Beto Preto.

Os pais de alunos garantem que a medida alivia o orçamento familiar. “Ficando livre da lista de material escolar fica mais fácil pagarmos as contas que chegam no final do mês,” alegrou-se Jair Calixto Pires, que é pai de aluno do 3º ano da Escola Municipal Senador Marcos de Barros Freire.

“Sempre temos tributos a pagar no início do ano, então esse material representa uma grande ajuda. Eu agradeço ao prefeito pelos investimentos que ele tem feito no ensino dos nossos filhos, especialmente pela reforma da Escola Gabriel de Lara que já está programada,” completou Eduardo Augusto Varga, presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do referido estabelecimento.

Além dos materiais escolares, a AME também repassou hoje os livros didáticos da Coleção Prosinha às unidades municipais de ensino. As obras serão utilizadas pelos alunos matriculados na Educação Infantil.

A coleção Prosinha, da editora Saraiva, foi implantada na rede municipal para as crianças de 3, 4 e 5 anos a partir do segundo semestre de 2014. O objetivo é que os alunos da Pré-Escola tenham uma transição natural para os primeiros anos do Ensino Fundamental.

Para o ano letivo de 2016, a AME comprou 4.000 exemplares da Coleção Prosinha, sendo 1.100 unidades do nível 1 (para alunos do Maternal III), 1.300 do nível 2 (para alunos do Pré I) e 1.600 do nível 3 (para alunos do Pré II). O investimento total é da ordem de R$ 257.026,00.

“Os mesmos materiais enviados às escolas da região central serão também recebidos pelos alunos dos bairros. O objetivo é que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado, porque nós entendemos uma sociedade melhor só será construída no futuro se investirmos agora na infância das nossas crianças,” finalizou professora Marli.

Compartilhe
Skip to content