Professores passam por formação continuada sobre autismo

Atualmente, 63 crianças diagnosticadas com o transtorno estão matriculadas na rede municipal de ensino de Apucarana

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Autarquia Municipal de Educação, por meio do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), promoveu ontem (22/4) a palestra “Sociedade, Família e Escola: o trabalho colaborativo e a inclusão do aluno autista no ensino comum” aos assistentes infantis e professores da sua rede. Em virtude da pandemia de Covid-19, a conferência foi realizada no formato online.

“O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem que afeta o comportamento, a comunicação, a interação social e o sistema sensorial da pessoa. Quanto mais precoce for o diagnóstico e começarem as intervenções, maiores são as possibilidades da criança em termos de desenvolvimento e funcionalidade para a vida,” explicou o palestrante, Luiz Paulo Moura Soares, que é professor de pós-graduação do Instituto Rhema e especialista em Educação Especial.

Atualmente, 63 crianças diagnosticadas com TEA estão matriculadas na rede municipal de ensino de Apucarana. “Para que elas possam desenvolver ao máximo as suas habilidades e competências, nós garantimos a adaptação curricular, professores de apoio e atendimento diferenciado por meio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)”, disse a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

Segundo o prefeito Junior da Femac, a inclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade apucaranense é um dos pilares da sua administração. “Todos os cidadãos são importantes e ninguém pode ser deixado para trás. Esse é o lema que perpassa as políticas públicas que desenvolvemos no município, desde a construção de rampas de acessibilidade nas ruas até o acolhimento e atendimento especializados que são feitos nas nossas secretarias, em especial de Educação, de Saúde e de Assistência Social”, disse.

Para quem não pode assistir ao vivo, a palestra “Sociedade, Família e Escola: o trabalho colaborativo e a inclusão do aluno autista no ensino comum” encontra-se disponível no canal da Autarquia Municipal de Educação no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0hifN5JG6f4.

Compartilhe
Skip to content