Apucarana participa do terceiro encontro de redatores curriculares

Currículo paranaense está sendo discutido em Maringá nesta semana, tendo o modelo de Apucarana como referência

Nesta terça e quarta-feira (15 e 16/5), o grupo de redatores que constrói um currículo escolar para o Paraná, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se reúne em Maringá para mais uma etapa nas discussões. O encontro acontece nas instalações da Faculdade Cidade Verde.

Homologada pelo Ministério da Educação em dezembro do ano passado, a BNCC é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Os estados e os municípios têm prazo até o início de 2020 para adequar os currículos à BNCC. No Paraná, esse trabalho é  coordenado pelo chefe do Departamento de Educação Básica da SEED, Cassiano Ogliari, e pela presidente da Undime-PR e também secretária municipal de educação de Apucarana, Marli Fernandes.

Hoje, estados e municípios não têm um currículo unificado. Um estudante terá dificuldades se precisar transferir a matrícula, já que o conteúdo que aprendeu na escola de origem pode ser diferente do que é ensinado na escola de destino. Com a implantação da BNCC, a perspectiva é que os alunos aprendam as mesmas competências e habilidades, independente da região em que residam.

A presidente da Undime-PR, Marrli Fernandes, destaca a importância de Apucarana no processo. “Estamos participando da coordenação estadual e das discussões nacionais. Apucarana está apresentando o modelo de educação integral e do currículo construído coletivamente, envolvendo todos os professores. Nosso município tem um papel de extrema relevância em todo esse processo que está acontecendo no Estado e em âmbito nacional da implantação do BNCC”, avalia a secretária Marli Fernandes.

Compartilhe
Skip to content