As escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) estão passando por reformas em Apucarana. A prefeitura está com canteiros de obras espalhados por todas as regiões. E na manhã desta sexta-feira (04/03), diretores e pais de alunos de mais quatro estabelecimentos de ensino receberam a notícia de que suas instituições receberão melhorias a partir dos próximos dias.
O prefeito Beto Preto deu ordem de serviço para início das reformas na Escola Municipal Wilson de Azevedo e no CMEI Antonio do Carmo Ribeiro, ambos situados no distrito de Caixa de São Pedro, e na Escola Municipal Mateus Leme e no CMEI Luiz Aníbal Matiuzzi, na região do Núcleo Parigot de Souza.
Segundo a secretária de educação, professora Marli Fernandes, as obras vão adequar as edificações às normas vigentes de segurança, higiene e acessibilidade, previstas respectivamente pelo Corpo de Bombeiros, pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Educação. “Além disso, como se tratam de prédios antigos, faremos uma ampla revisão das suas redes hidráulica e elétrica”, acrescentou.
O valor a ser investido nos quatros estabelecimentos é da ordem de R$ 384.571,88, com recursos próprios da educação. “O objetivo é deixar o ambiente mais aconchegante e seguro para as nossas crianças, pois só assim os seus pais poderão deixar seus filhos na escola e ir trabalhar com tranquilidade,” frisou o prefeito Beto Preto.
A Construtora Técnica Angra será a responsável pelos serviços na Escola Wilson de Azevedo e no CMEI Antonio do Carmo Ribeiro, enquanto que a Bizantina Engenharia e Construções Civis executará os trabalhos na Escola Mateus Leme e a Construtora Deka conduzirá o projeto do CMEI Luiz Anibal Matiuzzi. As empresas foram escolhidas por meio de processo licitatório.
Somente nesta semana, o prefeito Beto Preto já deu ordem de início das reformas em nove unidades de ensino. Além das citadas acima, também foram contempladas as escolas municipais Professor Durval Pinto (região central), Karel Kober (Jardim Ponta Grossa) e Padre Antonio Vieira (Distrito de Correia de Freitas), e os CMEIs Jonas Pires (Jardim Marissol) e Geralda Bormaita (Jardim Colonial).
O presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Municipal Wilson de Azevedo, Ângelo Miquelão, agradeceu à administração municipal pela atenção que tem sido dada aos distritos da cidade. “É muito importante investir nas escolas do campo, pois elas precisam atender às necessidades de um público diferenciado, alunos que provém em sua maioria da zona rural. E qualquer governo que cuida da educação de suas crianças está investindo no futuro da nação,” afirmou.
Distrito de Correia de Freitas também é contemplado com obras em escola
A Escola Municipal do Campo Padre Antonio Vieira, localizada no Distrito de Correia de Freitas, em Apucarana, também passará por reforma para melhor atender as crianças que estudam na unidade de ensino. O prefeito Beto Preto assinou a ordem de serviço na noite de quinta-feira (03/03) para o início imediato das obras.
Criado em 1961, o Distrito de Correia de Freitas fica a quinze quilômetros da sede da cidade, ligado por uma estrada asfaltada que passa pelo Aeroporto Municipal Capitão João Busse. De acordo com o último censo do IBGE, a população da comunidade em 2010 era de 1.558 habitantes – a maioria moradora da zona rural.
No ano letivo vigente, a Escola Municipal do Campo Padre Antonio Vieira atende a 169 alunos matriculados, oferecendo turmas que vão do Pré I ao 9º ano do Ensino Fundamental.
As principais benfeitorias previstas para a instituição são a adequação do refeitório, da sala de professores, da biblioteca, da sala de informática e da lavanderia; a colocação de barrado em pastilhas nos corredores; a pintura externa da edificação; a adequação da quadra poliesportiva; a implantação do portal de entrada; e a execução de passeio.
A obra será executada pela Construtora Deka Ltda, vencedora da licitação, que terá prazo de 10 dias para iniciar e de 120 dias para concluir os trabalhos. O investimento da prefeitura na reforma da escola do campo será da ordem de R$ 201.746,80, com recursos próprios da Autarquia Municipal de Educação.
“O prédio da Escola Padre Antônio Vieira foi inaugurado em 1953 e não passa por uma grande obra há dezesseis anos. Os mesmos investimentos que estamos fazendo nas unidades de ensino do centro também serão feitos aqui, para que os alunos do distrito sejam atendidos com igualdade e da melhor forma possível,” garantiu o prefeito Beto Preto.
Presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço, os pais elogiaram a iniciativa. “Essa é uma escola ampla, mas antiga, que vale a pena reformar. Os distritos apucaranenses necessitam dessa valorização, para que os nossos filhos possam permanecer aqui e dar continuidade à nossa tradição agrícola,” disse Josiane Luiz da Silva Lourenço, mãe de uma criança matriculada no 3º ano do ensino fundamental.