Apucarana compartilha experiências em encontro nacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil

A coordenadora do Polo da UAB-Apucarana, Sueli Gonçalves, compartilhou a sua experiência na articulação de cursos do edital nº 25/2023

{"autoplay":"true","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

A coordenadora do polo apucaranense da Universidade Aberta do Brasil e presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo da UAB, Sueli Gomes Rêis Gonçalves, participou na última semana (9 a 11/4), na sede da CAPES, em Brasília, do II Encontro Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Na ocasião, ela compartilhou a sua experiência na articulação de cursos do edital nº 25/2023.

“A Universidade Aberta do Brasil é um sistema que permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos, oferecidos na modalidade de educação a distância, a cidades do interior do país, por meio de parcerias nas esferas federal, estadual e municipal. Essa é uma iniciativa importantíssima, pois democratiza o acesso da população a uma formação emancipatória, gratuita e de qualidade. Apucarana, aliás, possui um dos Polos da UAB mais atuantes do Paraná,” disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, acrescentou que o objetivo do Sistema Universidade Aberta do Brasil é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação. “Aproximadamente 70% das vagas ofertadas pelos Polos da UAB são prioritariamente voltadas à formação inicial e continuada dos docentes e 30% para cursos na área da administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional. Muitos professores formados pelo Polo da UAB-Apucarana foram aprovados em concurso público e, atualmente, trabalham conosco na rede municipal de educação,” afirmou.

O II Encontro Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil buscou fortalecer a cooperação e a troca de experiências dos diversos agentes da educação a distância superior pública. “No terceiro dia, tive a oportunidade de relatar a nossa experiência na articulação de cursos do edital nº 25/2023, que liberou 290 mil vagas para todo Brasil. Como o Paraná teve bastante sucesso nesta articulação, fomos convidados a apresentar o caminho que percorremos neste encontro nacional,” detalhou a coordenadora do Polo da UAB-Apucarana, Sueli Gonçalves.

Compartilhe
Skip to content