A Autarquia Municipal de Educação e a Guarda Civil Municipal realizaram, na manhã de hoje (2/4), na Escola João Antônio Braga Côrtes, a aula inaugural do projeto Educação e Cidadania para o Trânsito – Ano Letivo 2024. Por meio da parceria, os 1366 estudantes matriculados nas turmas de 4º Ano, das 36 escolas municipais de Apucarana, vão assistir a palestras, ministradas por agentes da GCM, sobre as regras de circulação viária.
A secretária Marli Fernandes acompanhou a aula inaugural e explicou que Educação e Cidadania para o Trânsito é um dos temas transversais do currículo da rede municipal de Apucarana, elaborado conforme o Referencial Curricular do Paraná (RCPR) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“O projeto é desenvolvido ao longo do ano letivo e envolve todas as crianças dos CMEIs e Escolas. Tendo em vista a idade dos meninos e meninas, os professores são orientados a trabalhar o conteúdo por meio de atividades lúdicas, como confecção de cartazes, contação de histórias e apresentação de teatros. As palestras ministradas pelos agentes da Guarda Civil Municipal, por sua vez, destinam-se às turmas do 4º Ano, cujos estudantes já possuem uma maturidade maior,” afirmou.
O prefeito Junior da Femac destacou que Apucarana faz parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que tem como princípio fazer com que a educação ultrapasse os muros das escolas. “O projeto Educação e Cidadania para o Trânsito vai ao encontro desse objetivo na medida em que os estudantes são incentivados a compartilhar aquilo que aprendem nas salas de aula com seus irmãos, pais e avós, fazendo com que informações e conhecimentos relevantes alcancem a comunidade,” disse.
“Durante as palestras, entre outros assuntos, os nossos agentes vão ensinar aos estudantes a importância do uso do capacete e do cinto de segurança, a maneira correta de atravessar as ruas e a identificação das principais placas de trânsito,” acrescentou o comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Donizete de Andrade.
Acompanharam também a aula inaugural do projeto Educação e Cidadania para o Trânsito, o secretário de Agricultura, Gerson Canuto, o secretário de Meio Ambiente, Gentil Pereira, a secretária de Assistência Social, Jossuela Pirelli, o superintendente de Segurança e Trânsito, Tenente-Coronel Marcos José Facio; a autoridade municipal de Trânsito, Carlos Mendes, e o superintendente de Indústria e Comércio, Adan Lenharo.